Divulgado o Resultado do Prêmio Funarbe de Reconhecimento em Pesquisa 2018

O professor Acelino Couto Alfenas, do Departamento de Fitopatologia da Universidade Federal de Viçosa – UFV, foi o pesquisador agraciado com o Prêmio Funarbe de Reconhecimento em Pesquisa – Edição IV 2018.

Conforme disposto no Edital, a seleção foi realizada pela Comissão de Avaliação instituída pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) da UFV e mais quatro membros indicados pelo Conselho Técnico de Pesquisa da Universidade.

Para participar, o pesquisador deveria atender a alguns critérios de elegibilidade, dentre eles: ter captado, nos últimos 15 anos, recursos acumulados superiores a R$1 milhão em projetos não institucionais, coordenados pelo indicado e gerenciados pela Funarbe; possuir pelo menos 60 artigos científicos referenciados em base indexadora internacional (Web of Science); ter, no mínimo, 1.000 citações de artigos próprios (sem autocitações) em publicações científicas de base indexadora internacional (Web of Science); ter fator H ≥ 20 em base indexadora internacional (Web of Science) e demonstrar inserção internacional por meio de participação em projetos internacionais, distinções, comitês editoriais estrangeiros, comissões científicas de âmbito internacional, etc.

O candidato selecionado, além de ter atendido por uma larga margem aos requisitos mínimos para o Prêmio, destacou-se entre os demais candidatos pela combinação dos seguintes fatores: captação de recursos, diversidade de inserção internacional e abrangência e qualidade das publicações.

Esta foi a quarta edição do Prêmio Funarbe de Reconhecimento em Pesquisa, instituído em novembro de 2012 para homenagear os pesquisadores que contribuem de forma expressiva para o desenvolvimento científico de alto padrão na Universidade Federal de Viçosa. A premiação é uma homenagem da Funarbe aos profissionais da UFV comprometidos com a captação de recursos e a produção científica de excelência.