Ex-diretora da Funarbe é homenageada na mais importante condecoração científica do país

Pesquisadores da UFV foram homenageados na cerimônia de entrega do Prêmio Ordem Nacional do Mérito Científico e da Medalha Nacional do Mérito Científico, realizada no dia 17 de outubro, em Brasília (DF). O evento contou com a participação do presidente da República e Grão-Mestre da Ordem, Michel Temer, Ministros de Estado e outras autoridades.

Considerada a mais importante condecoração na área científica e tecnológica do país, a Ordem do Mérito Científico foi instituída em 1993 com o objetivo de premiar aqueles que se destacam por suas relevantes contribuições à ciência, tecnologia e inovação. A análise das indicações é realizada por uma comissão técnica composta por representantes da Academia Brasileira de Ciências, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O Diretor-Presidente da Funarbe, professor Rodrigo Gava, esteve presente no evento para prestigiar as entregas das insígnias e diplomas da Ordem ao Mérito Científico 2018, classe Comendador na área de Ciências Agrárias, ao ex-reitor da UFV Evaldo Ferreira Vilela e à professora do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular e ex-diretora da Funarbe Elizabeth Pacheco Batista Fontes.

Segundo Elizabeth, “a honraria se torna mais especial, considerando que se trata da mais importante condecoração conferida a quem se dedica ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil. Fazer parte de um grupo seleto de cientistas, reconhecidos por sua relevante contribuição à ciência e tecnologia nas diversas áreas de conhecimento, é, para mim, motivo de orgulho, satisfação e uma motivação adicional para continuar trabalhando em prol da qualidade da ciência desenvolvida na UFV e no Brasil”.