Gestores da Funarbe participam da segunda edição do Encontros Serrapilheira

 

Foto: Diego Padilha

Imagine um evento capaz de reunir estudiosos de diversas áreas compromissados a valorizar a ciência e a desenvolver pesquisas que impactam positivamente o Brasil!

Esse evento existe e tem nome: Encontros Serrapilheira.

Em meio ao cenário carioca, pesquisadores de todo o país experienciam por cinco dias treinamentos sobre liderança científica e ferramentas para aprimoramento da gestão de seus laboratórios. A diretora de Pesquisa Científica do Serrapilheira, Cristina Caldas, explica que, diferente da primeira edição, a qual teve como objetivo estimular a conexão entre os pesquisadores, a atual, iniciada no dia 10 deste mês, busca atender a uma demanda dos próprios grantees de uma formação focada em liderança.

“Queremos que eles tenham meios para se livrar de cargas administrativas e burocráticas quando for possível, ou que saibam lidar melhor com essas atividades, utilizando ferramentas de aumento de produtividade e tentando entender a dinâmica e diversidade de seus grupos. A ideia é que eles aprendam a serem melhores líderes e, assim, tenham mais tempo para se dedicar aos seus projetos científicos”, comenta.

Para o gestor da Funarbe, Fortunato Fonseca, participar do Encontros Serrapilheira é enriquecedor. “A experiência de rever os pesquisadores, quando a execução dos projetos já passa da metade do tempo de vigência, foi muito produtiva. Além disso, tive como compromisso levar à Funarbe o feedback que recebemos quanto à disponibilidade e proatividade da equipe de gestores em acolher as demandas e resolver os desafios que surgem – ponto recorrente citado pelos pesquisadores com os quais conversamos. E isso é gratificante!”

O Diretor Presidente do Serrapilheira, Hugo Aguilaniu, destacou o empenho e o alinhamento da Funarbe com os objetivos do Instituto: construir uma cultura de ciência no país. Ele ressalta que a Fundação tem sido muito bem avaliada pela comunidade científica, mostrando-se disposta a encontrar alternativas para as demandas e capaz de atender os clientes com eficiência e rapidez.

 

#EncontrosSerrapilheira, nós também fazemos parte!