Funarbe participa de Oficina para promoção do Ecossistema Local de Inovação de Viçosa

No dia 03 de maio o SEBRAE organizou uma oficina para discussão sobre alternativas e propostas para a consolidação do Ecossistema Local de Inovação de Viçosa. Focada em resultados, a oficina permitiu a condução de práticas para o entendimento ampliado das potencialidades locais a partir das experiências compartilhadas, o aprofundamento das relações entre os participantes, o desenvolvimento e fortalecimento das capacidades de liderança e a criação de um plano de trabalho que integra as iniciativas e conexões existentes para o município, região e setores econômicos.

O objetivo do trabalho é construir coletivamente uma visão de futuro do município, que possa inclusive transbordar para a região. Além disso, pretende-se mapear pontos de intervenção para a transformação do território sob a perspectiva da inovação, fomentar o capital social local, inspirar e engajar comunidade para a execução de uma agenda de intervenções para o desenvolvimento do Ecossistema Local de Inovação.

A atividade reuniu diversas entidades, órgãos e empresas de Viçosa que compõe o Ecossistema como a Funarbe, a Universidade Federal de Viçosa, o Centev, a Univiçosa, a Câmara e a Prefeitura Municipal, a Casa do Empresário, entre outras.

Como resultado, foram criados 4 grupos de trabalho que irão colocar em prática as ações propostas para consolidar o Viçosatec: (1) Grupo de Trabalho em Empreendedorismo, (2) Grupo de Trabalho de Políticas Públicas; (3) Grupo de Trabalho Capital Financeiro e (4) Grupo de Trabalho Habitats de Inovação, do qual a Funarbe participa mais ativamente.