Quem somos

A missão da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) é possibilitar que nossos clientes e parceiros possam se dedicar ao desenvolvimento de projetos que contribuam para o avanço da ciência, tecnologia e inovação do nosso país. E fazemos isso há 37 anos.

Para tanto, oferecemos soluções em gestão de projetos, viabilizando contratações, compras, importações, pagamentos, prestações de contas e todas as demandas administrativas e financeiras dos projetos para que o pesquisador, o professor e cientista foquem em suas atribuições.

Instituída em 1979, somos uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos e com personalidade jurídica própria, que realiza a gestão administrativa-financeira de projetos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e de outras instituições e centros de pesquisa.

A competência adquirida na prestação de serviços à UFV permitiu a expansão de nosso relacionamento com outras instituições.  Atualmente, somos autorizada a também exercer o papel de fundação de apoio de outras renomadas instituições de nosso país: Embrapa, Epamig, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Instituto Federal de São Paulo, Instituto Federal de Minas Gerais e Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais.

Como fundação de apoio, somos credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), conforme Portaria Conjunta 84 de 22 de novembro de 2016.

 

Negócio: Facilitar soluções em projetos

ideologia

Ao longo de sua história, a Funarbe passou por muitas transformações, que permitiram seu crescimento e amadurecimento. Nessa trajetória, a Fundação se envolveu em importantes projetos entre eles, assumiu a administração do Supermercado Escola e do Laticínio Funarbe (Produtos Viçosa).

A Funarbe é então estruturalmente dividida em três unidades: Administração de Projetos, Supermercado Escola e Laticínio Funarbe.

 

titulo-admAdministração

 

A Fundação Arthur Bernardes – Funarbe é uma Fundação de Apoio à Universidade Federal de Viçosa (UFV), instituída no ano de 1979 com o objetivo de agilizar a gestão de recursos destinados à pesquisa no campus da UFV.

Em 37 anos de trabalho dedicados à gestão administrativa e financeira de projetos de pesquisa, ensino e extensão, a Funarbe orgulha-se por contribuir para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil.

Além da UFV, a Funarbe também gerencia projetos de outros parceiros nacionais e internacionais, auxiliando pesquisadores, professores e coordenadores desde a submissão das propostas até a prestação de contas às agências financiadoras.

titulo-unidades_seSupermercado Escola

 

O Supermercado Escola é gerenciado pela Funarbe desde 1979, período em que ainda funcionava como Posto de Abastecimento. Ao longo dos anos a organização foi modificada, e o Posto transformado em Supermercado.

Referência supermercadista na região, a estrutura do Supermercado Escola oferece ao mesmo tempo que uma variedade de produtos de qualidade, suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Por meio de um programa anual de estágio, professores e alunos têm à disposição uma sala de aula equipada, além de liberdade e apoio para desenvolver projetos e pesquisas nas instalações do Supermercado.

 

titulo-latLaticínio

 

Desde 1971  a Universidade Federal de Viçosa (UFV) conta com a Usina Piloto de Laticínio, cuja gestão foi assumida em 1980 pela Funarbe.  A parceria com a UFV proporciona a realização de pesquisas que objetivam o aprimoramento, excelência e qualidade dos produtos para sempre atender às exigências do consumidor. Para tanto, o Laticínio Funarbe conta com equipe altamente capacitada e utiliza matéria-prima de primeira linha, processada com tecnologia de ponta e seguindo rigorosos padrões técnicos.

O Laticínio funciona como um laboratório de aulas práticas oferecendo suporte a cursos de graduação e pós-graduação, desenvolvimento de pesquisas e tecnologias e para a realização de estágios.